O litoral do Paraná está se equipando para garantir diversão e segurança a pessoas com baixa mobilidade. Para isso, os municípios contam com o apoio do Projeto Praia Acessível, que disponibiliza cinco cadeiras anfíbias e 190 metros de passarelas de acessibilidade em quatro pontos das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
A iniciativa é da Sanepar em parceria com a Secretaria de Educação, Esportes, Diversidade e Direitos Humanos (SEED). As passarelas já começaram a ser instaladas no início da semana. As cadeiras serão disponibilizadas a partir do dia 29 de dezembro: uma em Guaratuba (próximo ao Morro do Cristo), uma em Matinhos (próximo ao Rio Matinhos) e três em Pontal do Paraná (Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá).
Segurança
Feitas com material resistente ao sol, as passarelas ligam a calçada ao mar, facilitando a mobilidade. As cadeiras anfíbias também são essenciais, pois têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável.
Com capacidade para suportar até 120 kg, as cadeiras são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por serem mais altas, elas possibilitam que o
usuário entre no mar em uma profundidade segura. Nas praias, o uso do equipamento é orientado por socioeducadores.
Notícia veiculada no Jornal Plural. (plural.jor.br)