O Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná alterou as regras para a doação de sangue aos recuperados da Covid-19.
O período de espera para a doação diminuiu de 30 para 10 dias.
A contagem começa a partir da recuperação completa da doença.
Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a doença deve esperar os 10 dias para voltar aos Hemocentros ou unidades de coleta de sangue.
A atualização dos critérios foi feita pelo Ministério da Saúde, onde informa que pessoas candidatas à doação de sangue que apresentaram um teste diagnóstico para SARS-CoV-2 (por exemplo, teste PCR ou pesquisa de antígenos em swab de nasofaringe) positivo, mas permanecem assintomáticas, deverão ser consideradas inaptas por um período de 10 dias da data da coleta do exame.
Para pessoas que tiveram contato próximo a um caso confirmado deverão ser consideradas inaptas pelo período de 7 dias após o último contato com essas pessoas.
Não apresentando nenhum sintoma, podem doar.
Aqueles que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção deverão cumprir o isolamento indicado e só depois estarão aptos a doar.
O Hemepar seguirá este novo prazo, reforçando que quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve esperar sete dias.
E quem se vacinou contra gripe, 48h.
QUEDA NO VOLUME DE DOAÇÕES
No ano passado 177.160 pessoas se candidataram para doar sangue e 151.054 bolsas foram coletadas nas 22 unidades da Hemorrede.
Em 2018, foram coletadas 184.406 bolsas; em 2019, 186 mil bolsas; e em 2020 o número já caiu para 170.090 bolsas de sangue coletadas e 199.341 candidatos à doação.
É necessário manter as doações para garantir o estoque de plaquetas, mas neste momento o Hemepar solicita que doadores do RH negativo realizem doações.
QUEM PODE VIRAR DOADOR DE SANGUE NO PARANÁ
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos completos.
Menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal.
O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e bem hidratado e apresentar um documento de identificação com foto.