O novo ensino médio entra em vigor neste ano para quem está ingressando no 1° ano das escolas privadas e públicas.
Os alunos dos que dos anos anteriores continuam seguindo o formato antigo.
As mudanças são em três aspectos: quantidade de horas letivas, grade curricular e objetivo do nível de escolaridade.
O objetivo é tornar a etapa mais atrativa e evitar que estudantes abandonem os estudos.
A partir do novo modelo, algumas aulas serão comuns a todos os estudantes do país, direcionada pela Base Nacional Comum Curricular.
Carga horária
O tempo atual é de quatro horas diárias, somando 800 horas de aula anuais.
Irá subir para cinco horas diárias, totalizando 1000 horas por ano.
30% das aulas noturnas e 20% das diurnas podem ser realizadas de forma remota.
Grade curricular
As matérias serão agrupadas de acordo com a área de conhecimento:
- Linguagens e suas tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia);
- Matemática e suas tecnologias (Matemática);
- Ciências da natureza e suas tecnologias (Artes, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa);
- Ciências humanas e sociais aplicadas (Biologia, Física e Química).
As disciplinas poderão ser trabalhadas juntas.
Conteúdos de arte e história poderão ser integrados, fazendo uma conexão entre as duas áreas.
As matérias cobradas poderão variar de aluno para aluno, mas Português e Matemática serão disciplinas obrigatórias para todos ao longo do curso.
Mercado de trabalho
Além de preparar melhor os alunos para o ensino superior, as mudanças objetivoam preparar também para o mercado de trabalho.
Dessa forma, haverá uma integração com cursos técnicos e os estudantes vão poder focar em área de atuação específica, que será destaque em seu diploma.
A ideia é ajudar os alunos a compreenderem o que eles querem para o futuro.
Assim, os jovens serão acompanhados e orientados por um psicólogo ou professor.
Esses deverão ainda complementar o currículo do novo ensino médio com disciplinas optativas, cursos técnicos e palestras dentro das áreas de conhecimento.