Ontem, 15 de janeiro, foi comemorado o Dia Mundial do Compositor, uma profissão pouco reconhecida pelo público, embora faça parte da vida de todas as pessoas, de uma forma ou de outra. Um levantamento dos bancos de dados de entidades de gestão coletiva de música aponta que só o Brasil tem cerca de 4 milhões de compositores profissionais e cadastrados.
Por compositores entendem-se, letristas, músicos (harmonia e melodia) ou ambos. Para marcar a efeméride, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais) pesquisou quem são os autores das músicas mais tocadas no Brasil no ano passado.
A maioria nunca ouviu falar deles, mas são estas pessoas as responsáveis por embalar, alegrar ou emocionar o dia a dia dos brasileiros.
A data foi instituída inicialmente no México, no ano de 1945, em comemoração à fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), mas se espalhou por outros países a partir de 1983, se tornando, de fato, mundial.
O Dia do Compositor no Brasil é celebrado em 7 de outubro. A data homenageia os compositores da música nacional, principalmente aqueles que já entraram para a história da cultura musical nacional e mundial.
Fonte:https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2023/01/15/dia-do-compositor-brasil-tem-4-milhoes-de-autores-profissionais.htm
Fonte:https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/15-de-janeiro-dia-mundial-do-compositor