A sigla LGBTQIA+ é atualmente designada como LGBTQQICAAPF2K+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, Familiares, 2-espíritos e Kink). O + representa as demais denominações afetivas que não se encontram representadas na heteronormatividade da sociedade. Busca-se, assim, representar as diferentes vertentes da expressão afetiva humana.
A celebração do orgulho conquistou diversos espaços no mundo e angariou pessoas para a causa LGBT. Neste ano, em 2022, cerca de 4 milhões de pessoas celebraram o orgulho homoafetivo na parada de São Paulo, que figura como uma das maiores do mundo. Após anos de marginalização, o grito da parada LGBT demanda acolhimento, respeito, direitos e equidade, em todos os cantos do planeta, promovendo o orgulho de ser quem se é."
Após dois anos de paralização por conta da pandemia, a Parada do Orgulho de Brasília ocorrerá em 03/07/2022, na esplanada dos ministérios, celebrando duas semanas de atividade de debates sobre a temática e de promoção da equidade na cidade.
Fonte: https://www.tjdft.jus.br/acessibilidade/publicacoes/sementes-da-equidade/28-de-junho-e-o-dia-internacional-do-orgulho-lgbt