Já estão abertas as inscrições para os primeiros cursos presenciais da Fazenda Urbana de Curitiba deste ano, que começam nesta quinta-feira (3/3). A aula Conhecendo Abelhas Nativas e sua Importância abre a programação gratuita que ainda terá neste mês capacitações sobre hortas domésticas, compostagem e aproveitamento integral de alimentos.
A Fazenda Urbana de Curitiba é vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN). As inscrições para os cursos gratuitos do espaço da Prefeitura podem ser feitas no portal Aprendere.
Para o primeiro curso, a inscrição pode ser feita até quinta. A capacitação ocorrerá pela manhã, das 9h às 12h, e será ministrada pela servidora Fabiana Troyan, que integra a equipe da Fazenda Urbana. Ela irá explicar a importância das abelhas para o equilíbrio da biodiversidade do planeta. “No caso das hortas, esses insetos ajudam, por meio da polinização, a aumentar a qualidade e a produção das hortaliças plantadas pelos agricultores urbanos”, conta Fabiana.
A servidora também irá explicar detalhes do projeto Jardins de Mel da Prefeitura, que desde 2017 vem espalhando caixas de colmeias por vários pontos da capital, como hortas, parques, praças, Zoológico e Fazenda Urbana.
“Os insetos polinizadores e, em especial, as abelhas, são de vital importância para a agricultura e os ecossistemas. Sem elas, não se poderia manter a vida vegetal na terra, já que para a reprodução das plantas é necessária a propagação do pólen”, acrescenta Fabiana.
Serão ofertadas quatro turmas para o curso Conhecendo Abelhas Nativas e sua Importância, com 15 vagas cada. Além da turma de quinta-feira (3/3), é possível se inscrever para as aulas do dia 16/3, 12/4 e 30/4, sempre pela manhã.
Fonte: Tribuna do Paraná