Procon-PR peita multinacionais e manda retirar Del Valle e “leite condensado fake” dos mercados
Informativo
Publicado em 26/05/2022

Procon-PR instaurou dois processos administrativos contra as gigantes multinacionais Coca-Cola e Nestlé.

A intenção é combater informações imprecisas nos rótulos de alguns produtos, que invariavelmente levam o consumidor ao erro.

Um dos produtos da marca Del Valle não apresenta quantidade suficiente de fruta para ser considerado sucos, e a Mistura Láctea da Nestlé é muito parecido com o Leite Condensado, mas não é. É uma espécie de “leite condensado fake”

O consumidor precisa ficar atento ao que compra. “É preciso muita atenção na hora de comprar, tem que ter os rótulos com mais atenção e reclamar sempre”, disse a coordenadora do Procon-PR Cláudia Silvano. O consumidor pode denunciar casos semelhantes pelo consumidor.gov.br

A reportagem da Tribuna do Paraná já entrou em contato com as empresas e aguarda posicionamento oficial sobre a decisão do órgão de defesa do consumidor do Paraná.

O que dizem as empresas?

A Coca-Cola Femsa se pronunciou no meio da tarde de terça-feira (24).

“A Coca-Cola informa que a ilustração no rótulo da linha Fresh da marca Del Valle reflete a matéria-prima presente na bebida. E em razão do seu compromisso de transparência com o consumidor, disponibiliza no respectivo rótulo todas as informações referentes à sua composição, incluindo a quantidade de suco presente no produto, em estrita observação à legislação brasileira vigente e normas regulamentadoras dos Órgãos competentes da categoria. E ainda, esclarece que os produtos da linha Fresh da marca Del Valle não são e nunca foram classificados como suco ou néctar. A empresa garante que seguirá todas as determinações dos órgãos competentes”.

Sobre o caso, a Nestlé do Brasil se manifestou por meio de nota, na manhã desta quarta-feira (25).

“A Nestlé esclarece que não foi formalmente notificada por órgãos oficiais e ressalta que o Moça® Pra Toda a Família é um novo produto da linha Moça® que possui os mesmos ingredientes do Moça tradicional, porém, em quantidades diferentes e com adição de soro de leite e amido, o que o torna uma opção para os consumidores que buscam soluções com menor desembolso, sem abrir mão do resultado e da qualidade Nestlé. O Moça® Tradicional permanece sendo produzido e comercializado pela Nestlé®.

A embalagem de Moça® Pra Toda a Família é diferente dos outros itens do portfólio de Moça®, tem cor marsala e consta a identificação “mistura láctea condensada”. Além disso, é a única embalagem da linha que conta com a imagem de uma receita no painel frontal –o pudim, uma das receitas mais produzidas dentro dos lares brasileiros”.

 

Fonte: Tribuna do Paraná

Comentários