O Quantino 48 Volt bateu o recorde de autonomia e pode chegar até 350 mil km sem nenhum tipo de dano!
A grande novidade foi lançada pela empresa suíça, NanoFlowcell, a qual desenvolveu o Quantino 48 Volt – um carro movido a “água salgada”!
O lançamento veio para fazer uma revolução no mercado automotivo. Isso porque, o carro também já chegou a completar 350 mil km sem sofrer qualquer tipo de dano. O que é bastante surpreendente!
Além disso, o Quantino 48 Volt promete ser abastecido com “água salgada”. Ok, na realidade chamar de “água salgada” é uma simplificação para melhor entendimento do seu funcionamento! Assim, não basta ir à beira-mar e encher o tanque do veículo, ok?
Saiba mais a seguir sobre como o carro funciona.
Como funciona o abastecimento do Quantino 48 Volt?
De modo geral, a principal diferença do Quantino 48 Volt para um carro elétrico convencional movido a bateria, é que a célula de fluxo NanoFlowcell é carregada com eletrólitos bi-ION.
A substância responsável por movimentar o veículo é uma solução salina aquosa de eletrólitos. Em outra palavras, é uma solução salgada à qual são adicionadas nanomoléculas responsáveis por conduzir a energia.
Para tornar tudo isso funcional, o veículo possui dois tanques de 95 litros separados por uma membrana, sendo que um possui cargas positivas e outro cargas negativas. O fluxo dessas cargas gera a energia necessária para o funcionamento do Quantino 48 Volt.
Sendo assim, a grande vantagem disso é que, diferente dos combustíveis fósseis, os eletrólitos bi-IONS não são explosivos, não são inflamáveis e nem provocam prejuízos para o meio ambiente ou à saúde.
Mais detalhes sobre o carro movido a água salgada
Segundo o inventor Nunzio La Vecchia, o Quantino 48 Volt pesa 1.400 kg, o seu motor elétrico possui 80 kW de potência e ele tem a capacidade de transportar até 4 pessoas. Além disso, ele possui autonomia de até 1000 km e consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos.
Com isso, o modelo já transitou mais de 350.000 km com total sucesso. Segundo a empresa Quant, durante o teste, realizado parte em estradas e parte em laboratório, o seu consumo médio ficou entre 10 e 12,5 quilômetros por kWh de energia utilizada.
Dessa maneira, com todas essas vantagens, a empresa tem os planos de começar a fabricar o Quantino 48 Volt muito em breve. O que será um verdadeiro marco para a história dos automóveis.
Fonte: rotasdeviagem.com.br