Um jovem pescador conseguiu salvar 24 pessoas do acidente aéreo no último domingo, 6, na Tanzânia e esta semana recebeu honras de Estado pelo ato heróico.
Os passageiros estavam a bordo do voo da Precision Air que caiu na água e o Majaliwa Jackson estava justamente pescando naquele momento. Ele correu para socorrer os passageiros e foi a primeira pessoa que chegou ao local do acidente, a tempo de resgatar dezenas de pessoas.
Em reconhecimento pelo ato heroico, o jovem foi homenageado nesta segunda-feira (07). Além da placa de mérito, ele também ganhou um prêmio em dinheiro. Todas as honras foram dadas pelo primeiro-ministro do país, Kassim Majaliwa.
O resgate
O avião da Precision Air, a maior companhia aérea privada da Tanzânia, saiu de Dar-es-Salam, no domingo de madrugada, e fez uma paragem programada em Mwanza. O acidente aconteceu por volta das 8h50 já quando estava em processo de aterrisagem no aeroporto de Bukoba.
Majaliwa Jackson conta que estava pescando na região do lago Vitória, quando percebeu que algo grande no céu se aproximava de forma estranha.
Ele viu na hora que o avião caiu na água e, imediatamente, saiu para tentar ajudar. O pescador conta que, à medida que corria até a cena do acidente, gritava para que outras pessoas também pudessem dar um suporte.
Com a ajuda de um remo, ele disse que abriu a porta da aeronave e conseguiu retirar 24 das 43 pessoas que estavam a bordo.
O jovem disse que ainda tentou resgatar os pilotos, mas acidentalmente ele bateu a cabeça em uma pedra e desmaiou.
“Nadei para trás, peguei numa corda e amarrei-a à porta e tentamos puxá-lo com outros barcos, mas a corda partiu-se e bateu na minha cara, me deixando inconsciente”, disse.
Homenagem
Majaliwa contou que ficou muito feliz com o reconhecimento e, principalmente, com o prêmio em dinheiro, que vai ajudar a família dele por longos meses.
Para ele, a atitude de salvar aqueles passageiros foi um “instinto”.
A entrega da placa e do prêmio em dinheiro foi durante a cerimonia fúnebre pública realizada no Estádio de Kaitaba, em Bukoba.
Com informações de Puchng
Fonte: https://www.sonoticiaboa.com.br/2022/11/10/jovem-pescador-salva-24-pessoas-acidente-aereo-heroi-nacional