Com evento acontecendo no final do ano, numa estação mais quente, expectativa é que vendas cresçam e muito. Estabelecimentos já estão se preparando e criando as mais diversas promoções para o Mundial, que começa no próximo domingo.
A Copa do Mundo está chegando. No próximo domingo (20 de novembro) a bola começa a rolar no Catar e a expectativa no Brasil é grande. E grande não só por parte da torcida, pela possibilidade de a seleção canarinho encerrar um jejum de 20 anos e finalmente celebrar o hexa, mas também por parte de bares e restaurantes, que foram um dos segmentos da economia mais afetados pela pandemia de Covid-19 e agora esperam uma alta expressiva nas vendas.
Segundo Fabio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), a expectativa é que o faturamento das empresas do setor cresça entre 30 e 70% ao longo do próximo mês. “O bar com programação mais ativa, decoração, atração musical e algum tipo de promoção, como combos, aumenta em 70%. Quem só coloca a televisão, passa o jogo, aumenta em 30%”, explica o dirigente.
No Schwarzwald – Bar do Alemão, por exemplo, o gerente Jorge Tonatto conta que a expectativa é de um aumento de público de cerca de 50% na casa. Para se ter ideia, em meses normais são servidos 16 mil submarinos. Durante a Copa, a expectativa é que este volume seja 40% maior.
“Nosso público, que é de aproximadamente 4.500 pessoas por semana, deve crescer 50% em virtude da competição, já que temos como atrativo, não somente os jogos do Brasil, mas também da Alemanha. E ainda contamos com o favorecimento do fuso para este mundial”, comenta ele.
Além do horário dos jogos, que acontecerão entre 7 e 16 horas (com o Brasil, na primeira fase, jogando às 16, às 13 e às 16 horas dos dias 24 e 28 de novembro e 2 de dezembro, respectivamente), outro fator que ajuda a explicar as previsões positivas de empresários é a estação do ano. É que tradicionalmente a Copa do Mundo acontece entre os meses de junho e julho, no inverno brasileiro. Desta vez, porém, o evento esportivo será realizado no final do ano, na primavera e às vésperas do início do verão (que terá início em 21 de dezembro, três dias após a disputa da final do mundial no Catar).
“A diferença é a estação. É quase verão, está mais calor, então já temos um público mais ativo. Quando a Copa era no inverno, tinha de buscar [a clientela], fazer promoção… A estação faz uma diferença gigante. Vai ser a melhor Copa de todas, um divisor de águas. Para a gente, o ideal era sempre ter a Copa no final de ano”, destaca Aguayo.
Open bar e open food, dose de cachaça a cada gol, decorações temáticas e muita música
Para fazer a festa do torcedor brasileiro (e também dos torcedores de outras seleções, uma vez que os jogos da Alemanha serão transmitidos no Bar do Alemão e os da Argentina, no Choripan), os diversos estabelecimentos curitibanos estão promovendo promoções diversas – e algumas um tanto inusitadas – para atrair a clientela, preparando decorações temáticas e prometendo um mês de muita música na capital paranaense.
No gastrobar Choripan, conhecido pelos lanches latinos, os jogos do Brasil e da Argentina serão transmitidos e os espectadores terão dois motivos para comemorar, uma vez que a cada gol das duas equipes será oferecida uma rodada de cachaça gratuita para todos os clientes maiores de 18 anos. “A rodada de cachaça já é uma tradição do Choripan nas transmissões da Copa do Mundo. Como valorizamos a cultura latina, queremos proporcionar aos frequentadores momentos de alegria nesta Copa do Mundo, para compartilhar com seus amigos e familiares”, afirma Carlos Fracaro, um dos sócios da rede.
Já no Bar do Alemão, que promoverá eventos especiais nas transmissões dos jogos do Brasil e da Alemanha, estão sendo vendidos dois tipos de ingresso, um de consumação e outro, mais caro, que dá direito a open bar e open food desde de uma hora antes do início da partida até o apito final. O local também estará ambientado, com exposição de camisas utilizadas pelas duas seleções e até uma réplica do Troféu da competição. Além disso, o famoso chopp submarino – uma caneca de chopp que conta com uma dose de Steinhäger numa canequinha estrategicamente mergulhada no caneco – vai preparar 48 mil canequinhas da coleção Copa do Mundo, com bandeiras, times, jogadores e algumas em tiragens bastante restritas. “Teremos canequinhas muito bacanas e dignas dos colecionadores”, explica Tonatto.
Já na Pedreira Paulo Leminski e no BudX (na Rua Mário Tourinho) o destaque é a programação musical e a megaestrutura. No ponto turístico, acontecerá o “Resenha na Pedreira”, evento licenciado pela FIFA e que contará com telões de LED, bares, praça de alimentação e muita música, com ingressos a partir de R$ 25. No evento da Budweiser, cerveja patrocinadora da Copa do Mundo, após os jogos serão promovidos shows com os principais artistas da atualidade e DJs que agitam as pistas nas maiores festas da cidade, além da exposição do troféu “Man of the match” (o mesmo que os jogadores receberão no Qatar). Todos os jogos da Seleção Brasileira serão transmitidos em telões 360º e, enquanto a bola estiver rolando, tem open de Budweiser para todo mundo. Os ingressos custam a partir de R$ 40.
Por fim, o Shopping Alto da XV Mall colocará telões em sua Praça de Alimentação para transmitir os jogos da Copa, enquanto o Âmbar Curitiba traz a proposta de “se transformar em um verdadeiro estádio fora do Oriente Médio, transmitindo as partidas do Mundial em todo o espaço denominado Arena Âmbar”. Serão quatro televisores espalhados pelo ambiente e um telão de 6,0 x 4,0 metros, com resolução de imagem de 924×504 pixels, instalado na área externa. Haverá ainda decoração temática, brindes e atrações ímpares, entre elas o tradicional bolão que, a cada jogo da seleção brasileira, vai premiar os ganhadores com uma camisa oficial da Copa do Mundo 2022.
ONDE ASSISTIR AOS JOGOS DA COPA EM CURITIBA
Pedreira Paulo Leminski
Um dos principais pontos turísticos da cidae vai receber o “Resenha na Pedreira”, evento licenciado pela FIFA e que contará com uma megaestrutura para a transmissão dos jogos do Brasil: telões de LED, bares, praça de alimentação e muita música. Ingressos já estão à venda no site cheersshop.com.br para os três primeiros jogos do Brasil, que acontecem nos dias 24 e 28 de novembro e 02 de dezembro. Os ingressos custam a partir de R$ 25 e podem também ser adquiridos na bilheteria do local.
BudX
Uma iniciativa da Budweiser, cerveja patrocinadora da Copa do Mundo, o BudX é um evento global da marca com transmissão oficial ao vivo de todas as partidas da Seleção Brasileira, além de shows com os principais artistas da atualidade e DJs que agitam as pistas nas maiores festas da cidade. Além de Curitiba, o BudX vai acontecer também em outras cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Belo Horizonte e Belém. Na capital paranaense, o espaço está sendo montado em um local especialmente ambientado na Rua Mário Tourinho, com ambientação temática exclusiva, quadra de futebol, loja de produtos oficiais, áreas instagramáveis, bares temáticos, exposição do troféu “Man of the match” (o mesmo que os jogadores receberão no Qatar), entre outras ativações da marca. Todos os jogos da Seleção Brasileira serão transmitidos em telões 360º e, enquanto a bola estiver rolando, tem open de Budweiser para todo mundo. Os ingressos para todas as datas já estão à venda no site entreseven.com.br/ingressos com preços a partir de R$ 40.
Bar do Alemão
Um dos mais tradicionais bares de Curitiba completou 43 anos recentemente e prepara uma Copa do Mundo especial para 2022 – sendo que desde 1986 o espaço transmite o evento da FIFA. Estão sendo vendidos dois tipos de ingressos, de consumação (R$ 60, revertidos integralmente para consumo no bar em qualquer produto do cardápio) e open (que dá direito a open bar de chopp claro, chopp escuro, chopp carioca, submarino, sucos, refrigerantes, águas e open food de diversos petiscos), a R$ 180 por pessoa, sendo que tanto as bebidas quanto as comidas estarão disponíveis uma hora antes do início da partida até o apito final. O local ainda estará completamente ambientado com espaços instagramaveis, mais de 24 televisões, 2 telões, exposição de camisas utilizadas pelas duas seleções (da Alemanha e do Brasil) e até uma réplica do Troféu da competição. Também estão previstos ao longo da Copa do Mundo sorteios de 400 kits com camisetas, bolas, canecas e brindes desenvolvidos especialmente para o evento. Os ingressos podem ser comprado pelo site http://copabardoalemao.com.br/
Choripan
O gastrobar Choripan, conhecido pelos lanches latinos, terá transmissão dos jogos do Brasil e da Argentina no mundial. E os espectadores terão dois motivos para comemorar: isso porque, além da torcida pelas seleções, a cada gol de uma das duas equipes será oferecida uma rodada de cachaça gratuita. A bebida será oferecida a todas as pessoas maiores de 18 anos. Os clientes podem consultar os horários de cada uma das unidades para se programar e chegar com antecedência para garantir seus lugares. O gastrobar vai transmitir os jogos que acontecem durante a tarde (com isso, o jogo de estreia da Argentina, que acontece às 7h do dia 22 de novembro não terá transmissão nas unidades da rede).
Âmbar Curitiba
A proposta do Âmbar Curitiba é “se transformar em um verdadeiro estádio fora do Oriente Médio, transmitindo as partidas do Mundial em todo o espaço denominado Arena Âmbar”. Serão quatro televisores espalhados pelo ambiente e um telão de 6,0 x 4,0 metros, com resolução de imagem de 924×504 pixels, instalado na área externa. Haverá ainda decoração temática, brindes e atrações ímpares, entre elas o tradicional bolão que, a cada jogo da seleção brasileira, vai premiar os ganhadores com uma camisa oficial da Copa do Mundo 2022. Além disso, o espaço também contará durante o mundial com drinks exclusivos e petiscos especial, além de programação musical após o término das partidas. As reservas de mesas podem ser realizadas através do WhatsApp (41) 9 9902-0327 e o valor da entrada em dias de jogos da seleção brasileira é de R$ 50 (masculino) e R$ 30 (feminino).
Shopping Alto da XV Mall
Entre o dia 20 de novembr e 18 de dezembro a Praça de Alimentação do shopping contará com um telão para transmissão dos jogos da Copa do Mundo. Além disso, o shopping já estará totalmente decorado para o Natal e o mall conta com diversas opções gastronômicas, quatro operações de chopp e lojas de diversos segmentos para tornar o passeio completo.
Mercadoteca
A Mercadoteca terá horários especiais durante a Copa do Mundo, abrindo não só para os jogos do Brasil como para as principais partidas do torneio. No pátio de eventos do espaço, um telão de alta definição estará sintonizado nos jogos. O circuito interno de TVs espalhado pelos outros ambientes também não perderá nenhum lance. Música ao vivo também entra no roteiro nos dias de jogos do Brasil, com MPB, samba e pagode, bem como as lojas do espaço terão promoções especiais nessas datas.
Passaúna Restaurante
Localizado num dos cenários naturais mais bonitos de Curitiba, o Passaúna Restaurante vai ter programação especial para os jogos da Seleção Brasileira. A casa abre uma hora antes de cada partida e terá double drink de caipirinhas até o apito final do juiz. Um circuito de TVs será montado em toda a casa, especialmente no deck, voltado para as margens da represa do Passaúna. O público poderá aproveitar o cardápio completo da casa, que tem desde petiscos para compartilhar até pratos completos da gastronomia internacional e feijoada à la carte.
Santa Marta Bar
Música sertaneja, pop, piseiro e gastronomia se misturam na programação especial que o Santa Marta Bar terá para os jogos do Brasil na Copa. Exclusivamente para o jogo do dia 28/11 – Brasil x Suíça, que ocorre às 13h, a casa terá uma edição especial da sua feijoada. A dupla Ali & Rhuan comanda a trilha sonora com suas modas sertanejas, ao lado do DJ Leeo (pop, funk e eletrônico). Ingressos estão à venda antecipadamente no Sympla: www.sympla.com.br/evento/copa-no-santa-feijoada-28-11-brasil-x-suica/1790242
Sheridan´s Irish Pub
O pub mais irlandês de Curitiba também entra em campo para torcer pela Seleção Brasileira. Nos dias dos jogos do Brasil, o Sheridan´s Irish Pub abre uma hora antes de cara partida com programação que traz rock nacional e promoção de happy hour na linha de frente. Durante as partidas, haverá promoções em pratos, petiscos, drinks e cervejas. Um dos destaques é o double drink de chope e caipirinha. Um circuito com TVS de alta definição se encarrega de transmitir os jogos por todos os cantos do bar. Depois dos jogos, a banda curitibana Válvula Vapor entra em cena com muito rock nacional.
Taco El Pancho
A influência do bar é mexicana, mas a torcida é 100% brasileira. O Taco El Pancho também entra na corrente da torcida brasileira, abrindo com horário especial nos dias de jogos da Seleção – sempre uma hora antes de cada partida. Circuito de TVs sintonizado no jogo e decoração verde e amarela decoram a casa. A casa terá promoção de happy hour durante o jogo, com descontos em porções, pratos, petiscos, drinks e cervejas. Double drink de chope e caipirinhas fazem parte das opções.
Wit Bar
O Wit Bar investe no samba e pagode para compor a trilha sonora de sua programação especial de Copa do Mundo, além da tradicional feijoada. A casa abrirá todos os dias de jogos da Seleção Brasileira. No dia 28/11, quando o Brasil enfrente a Suíça a partir das 13h, a casa terá uma edição especial da sua feijoada a partir do meio-dia, embalada pelo grupo Jeito A Mais (pagode). Ingressos já estão à venda no Sympla: www.sympla.com.br/evento/feijoada-da-copa-wit-bar-28-11-jeito-a/1789960