Sim, mulher poder ser tudo o que ela quiser e, a partir de agora, a Coronel Mônica de Mesquita Miranda faz história! Ela será a primeira Comandante-Geral do CBMDF, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e vai chefiar quase 10 mil oficiais.
Natural de Brasília, ela graduada em psicologia, casada e mãe de três filhas.
O CBMDF informou que Mônica Miranda ingressou no curso de formação de oficiais CBMDF em 1993 e atuava como ouvidora na Casa Militar do Governo do Distrito Federal (GDF) desde novembro de 2020.
Ela é oficial do Quadro de Combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Curso LGBT
A Coronel Mônica Miranda fez Curso de Aperfeiçoamento de oficiais em administração Corporativa, Curso de Altos Estudos para Oficiais e “Curso de Segurança Pública e LGBT”.
Entre as principais funções, a Coronel ocupou o cargo de comandante do Centro de Assistência Bombeiro Militar, atuou na Diretoria de Ensino CBMDF, Diretoria de Investigação de Incêndio CBMDF dentre outras.
A nova Comandante-Geral do CBMDF foi condecorada com a Medalha Dom Pedro II e Ordem do Mérito Aeronáutico.
Saiu no Diário Oficial do DF
Por ordem do governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB) a Coronel Mônica de Mesquita Miranda vai substituir o coronel Alan Alexandre Araújo. Uma mulher num posto historicamente ocupado por homens!
A mudança na chefia da corporação saiu na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira, 4 de janeiro de 2023. Data histórica! E os próprios bombeiros confirmaram nas redes sociais:
“A Comandante Mônica de Mesquita Miranda é a primeira mulher nomeada Comandante- Geral na história dos Corpos de Bombeiros do Brasil”, informou o CBMDF no Instagram.
“Ocupou o cargo de comandante do Centro de Assistência Bombeiro Militar, atuou na Diretoria de Ensino CBMDF, Diretoria de Investigação de Incêndio CBMDF dentre outras”, completou.
E Mônica já foi cumprimentada pelos colegas bombeiros do estado vizinho, Goiás:
“PARABÉNS, COMANDANTE É com muito alegria que o @cbmgo recebeu a notícia da nomeação da Coronel Mônica de Mesquita Miranda como nova comandante-geral da nossa corporação-irmã @cbmdf.
É a primeira vez que uma mulher exerce o comando de um Corpo de Bombeiros Militar no Brasil”, escreveu a corporação no Instagram.
Fonte: https://www.sonoticiaboa.com.br/2023/01/05/1a-vez-historia-mulher-comandante-geral-bombeiros-df