Após fim das obras Teatro do Paiol reabre neste fim de semana.
Música e artes
Publicado em 04/03/2023

O show Pérolas Negras, com as cantoras Alaíde Costa, Eliana Pittmann e Rosa Marya Colin, marca a reabertura do Teatro Paiol para o público neste fim de semana. As apresentações acontecem sábado e domingo (4 e 5), às 20h, e também marcam as celebrações do aniversário da capital.

Contudo, antes, é preciso relembrar as polêmicas que aconteceram durante a obra de reforma do prédio centenário.

Tudo começou em dezembro do ano passado, após diversas manifestações nas redes sociais. A reportagem da CBN Curitiba conversou com o arquiteto Abraão Assad, autor do projeto de reciclagem do Teatro do Paiol, realizado em 1971, que na época foi contratado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) para cuidar da obra e garantir a preservação do prédio.

O arquiteto contou que conversou com a prefeitura para entender o projeto e afirmou que deveria ter sido consultado.

Abraão Assad disse que o Paiol precisaria de muito trabalho para chegar ao que era antes da reforma.

Por outro lado, segundo a prefeitura de capital, o projeto apresentado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) foi aprovado pela Comissão do Patrimônio Histórico e Cultural (CAPC) e submetido ao programa Cultura: Preservação, Promoção e Acesso do governo federal e também teve aprovação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná.

A CBN Curitiba conversou com Silvia Bueno Zilotti, especialista em conservação e preservação de patrimônio histórico, que também foi uma das arquitetas responsáveis pelo restauro da obra. A arquiteta afirmou que fotos antigas mostravam a cor original do Teatro Paiol, que foi a mesma utilizada na restauração. Além disso, Silva Zilotti explicou que a cor, apesar de polêmica, foi baseada em estudos técnicos.

De acordo com a arquiteta, a pintura foi feita à base de cal para proteger a estrutura e prolongar a existência da construção. Além disso, afirmou que com o tempo a cor vai desgastar naturalmente.

Passada a fase polêmica da obra, nesta quinta-feira (2), a construção histórica recebeu os últimos ajustes para reabrir as portas. Segundo a prefeitura de Curitiba, foram finalizadas as obras de iluminação cênica e de paisagismo no prédio que começou a ser construído em 1897 e, além de ponto turístico, faz parte da cena cultural da capital.

A reabertura do Paiol faz parte das comemorações dos 330 anos de Curitiba e dos 50 anos da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Os ingressos do show especial estão à venda a R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada), no site Deubalada.com

Fonte: https://cbncuritiba.com.br/materias/apos-fim-das-obras-teatro-do-paiol-reabre-neste-fim-de-semana-relembre-polemica-sobre-pintura/

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!